quinta-feira, abril 17, 2008

Todo dia, todo dia. eu quero que você venha comigo


“Sob o familiar, descubram o insólito. Sob o cotidiano, desvelem o inexplicável. Que tudo o que é considerado habitual provoque inquietação.”
(Bertold Brecht)

A vida é feita de repetições. Todo dia fazemos tudo sempre igual. E toda semana. Todo mês. E convivemos com as mesmas pessoas e gostamos de falar sobre os mesmos assuntos. E rimos das mesmas piadas. Com algumas poucas variações, nossa vida é sempre a mesma. Fugir da rotina é impossível. Qualquer inclusão que se faça na vida, na esperança de torná-la diferente, acaba por se tornar também parte do cotidiano. Contra isso não se luta. E exatamente por isso existem coisas que nos surpreendem. Ou a surpresa também faria parte da rotina. O exercício mais difícil, e talvez por isso o mais interessante, é achar a beleza do dia a dia. É enxergar, de repente, aquilo que esteve sempre lá e por alguma razão, por descuido talvez, não enxergávamos. É descobrir um novo matiz do rosa no pôr do sol de toda seis da tarde. É ser arrebatado por um mesmo novo sorriso, sempre.



*foto do meu caminho diário, pela orla da Baía de Guanabara

3 comentários:

Andréa disse...

Eita caminho diário lindão esse seu! Eu adoro ver a beleza do dia a dia. Por isso ando até o trabalho, e sempre atraso. Vou d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o.

Unknown disse...

Linda essa colagem que você fez no blog. A vida é uma eterna repetição, já dizia Milan Kundera. Mas a gente vai fazendo tudo igual, todo os dias, mas é preciso parar, olhar e sentir a a discreta diferença que muda todos os dias. Bom final de semana pra você.

Anônimo disse...

ei, mocinha, eu acho que coisas se repetem mesmo, mas acho que andamos numa forma espiral, com pontos convergentes com experiências prévias.... bjs