segunda-feira, agosto 13, 2007

Planejamento familiar

Na escola onde minha irmã trabalha, uma menina de 12 anos está grávida. 12 anos! Está na terceira série. É provável que mal saiba ler (com esse sistema de aprovação automática, que até funcionaria se tivesse implantado em sua totalidade, com as salas de recurso auxiliando os alunos com maior dificuldade). A mãe de uma outra aluna de 9 anos está grávida do sétimo filho. Isso aos 24 anos. Imagina se essas duas mantêm o ritmo? Aos 40 anos terão quase 30 filhos. Sem contar os netos e, quiçá, bisnetos.
O futuro deles não é difícil prever.
Não adianta a informação sobre como prevenir a gravidez, o acesso aos anticoncepcionais e tudo mais. É importante a consciência sobre o porquê se prevenir. Ou vence a lógica do ‘onde come um, come dois’; a lógica da mãe profissional, com seus filhinhos espalhados pelo sinal esmolando a féria do dia.
É até delicado pensar num controle de natalidade mais rígido. Mas é fundamental pensar em pelo menos algum controle. Ou vai ser difícil andar pra frente.

4 comentários:

Anônimo disse...

É preferível pensar naquele movimento de extinção da raça humana.
Mas se continuar nesse ritmo, só vão sobrar as crianças esmolando. Sem motorista pra dar 50 centavos.

Andréa disse...

Eh tao triste isso. E acontece aqui tambem (apesar de todos os grupos de apoio e organizacoes comunitarias). Eu nao sei qual seria a melhor solucao, mas tenho um palpite de que nao soh as meninas deveriam ser instruidas, mas os homens que estao fazendo esses filhos junto com elas (ou as vezes "nelas"). No Brasil, muitas meninas se rendem a submissao pra serem 'queridas' pelo sexo oposto (ou ate pra nao serem maltratadas).

Anônimo disse...

As meninas de hoje no Brasil, já nascem safadas. Dão muito cedo e não param mais. Vão pro baile sem calcinha. Um horror. Tem o que merecem.Cuidar de filho o resto da vida. è castigo, pode crer, pela safadeza.

Anônimo disse...

pois é..vc já viu minhas idéias sobre isso.....
Sou da idéia que se o mulambo, desculpe, se o ser não tem condição de decidir o que é melhor para a sociedade que o estado decida por ele. Controle de natalidade já!!!