segunda-feira, outubro 22, 2007

Mídia alternativa

Por um bom tempo eu andei alheia ao que se noticiava no Brasil, por vontade própria. Os meios tradicionais de comunicação, que sempre olhei desconfiada, começaram a me enojar de tal forma, mais outras mudanças me `oferecidas´ pela vida... Enfim, promovi o afastamento. Mas sempre fui atenta ao mundo, informada, informante. Essa posição alheia não era minha, por definição de personalidade.
Até que descobri o mundo blogueiro, do qual já faço parte há tempos, mas sempre numa outra vertente. Descobri a mídia alternativa. Nesse meio, não se camufla opinião na forma de fato. É mesmo uma troca de opiniões diversas, aberta, às claras. Cara a cara. É desvendada a manipulação da mídia corporativa todo o tempo. É permitido o contraditório.
Não é possível ler O Globo e assistir ao Jornal Nacional e achar que o mundo se resume a isso. Os que se auto proclamam “formadores de opinião” tem que começar a questionar os meios de que se utilizam para se informar sobre o mundo. A imprensa é hoje o maior poder político, não só no Brasil, mas em quase todos os países, principalmente os de democracia instável, como o Brasil.
A notícia tratada como produto, direcionada aos que vão consumir o que é anunciado nas propagandas, tem o objetivo de massificar a informação, eliminando a análise ampla e mantendo o status quo que viabiliza seus lucros e seu poder.

6 comentários:

Andréa disse...

E sabe que aqui eh igualzinho? Assistir jornal seja de manha ou a noite, exige uma dose de paciencia e meu estomago ja nao suporta tanta bobagem e desfaçatez em nome de esconder o verdadeiro nome do jogo (e dos jogadores).

Felipe disse...

Fala serio, Tici! Desde quando você é atenta?? Só se for atentada!!! :P

Anônimo disse...

Demorou, mas postou! Cacildis!

Anônimo disse...

Outro dia te vi no album orkut de um amigo! Fazia tempo nao via fotos sua novas... chegando aos 30 é assim mesmo... tiramos menos fotos!!! (digo isso com honestidade pessoal vívida dia a dia)
Mas enfim, queria dizer q. te achei incrivelmente bonita, com um ar sereno maravilhoso!!!

SRT

Anônimo disse...

essa Mídia alternativa é uma de minhas portas pro mundo!!!

str

Anônimo disse...

Caramba Tici! Isso que você escreveu é exatamente o tema da minha monografia. Nela eu defendo a idéia que os fanzines, material informacional alternativo, é um grande suporte que vai de encontro a esse mercado que ver a informação como um produto de compra-e-venda-e-lucro.

demais! demais!
tô até pensando em citar esse teu trecho no meu trabalho, posso?
xêros.